Realidade Virtual pode superar ineficiência de métodos convencionais de ensino

óculos de realidade virtual e neurociência

Pesquisa mostra como o ensino baseado em Realidade Virtual superou o EaD e até mesmo o ensino presencial em diversos aspectos avaliados

A qualidade do ensino formal é um desafio em diversos países, incluindo o Brasil. Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022 mostram que o país está em 65º lugar em Matemática, 52º em Leitura e 62º em Ciências, em um ranking de 81 países.

Essa realidade estende-se também ao ensino profissionalizante e treinamentos corporativos. A falta de metodologias e recursos de ensino e aprendizagem eficientes é uma questão comum, independentemente do país ou campo de conhecimento.

Com o crescimento da Educação a Distância (EaD), novos desafios surgem. Embora torne o ensino mais acessível, manter o engajamento e a atenção dos alunos fica mais desafiador. A Realidade Virtual emerge, nesse contexto, como uma solução promissora. Uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC), multinacional dedicada à consultoria, mostrou que a Realidade Virtual pode oferecer resultados de aprendizagem superiores à EaD tradicional e até mesmo ao ensino presencial.

Além de desenvolver habilidades técnicas (hard skills), a Realidade Virtual também pode aprimorar as habilidades pessoais (soft skills), como liderança e resiliência. Os alunos que participaram do treinamento em Realidade Virtual concluíram o programa quatro vezes mais rápido do que em sala de aula presencial. Os participantes também puderam utilizar as competências aprendidas no treinamento com 275% mais confiança. Outro ponto positivo foi que eles tiveram 3,75 vezes mais conexão emocional com o que foi aprendido do que os alunos de aulas presenciais. E ainda tiveram 4 vezes mais foco em comparação com os alunos de EaD.

Esses resultados indicam que a Realidade Virtual pode enfrentar os desafios da EaD e do ensino em geral, proporcionando um ambiente de aprendizado mais imersivo e eficaz. Estamos diante de uma oportunidade de transformar o ensino, utilizando a Realidade Virtual para superar deficiências em atenção, foco e interesse. Junte-se a nós nessa jornada rumo à inovação no ensino e na aprendizagem!